• (81) 3231-4259
  • info@ceape-pe.org.br

A Empresa

O Ceape em Pernambuco

No ano de 1992, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), juntamente com outras entidades de classe dos mais diversos segmentos empresariais, participou, em Pernambuco, de uma reunião com representantes da Unicef, agência das Nações Unidas que promove a defesa dos direitos das crianças. O objetivo da Unicef, ao visitar Pernambuco, era o de incentivar a criação de uma entidade com a missão de apoiar pessoas empreendedoras capazes de desenvolver uma atividade produtiva. Mas, como isso seria possível? Eles já tinham a resposta: com a concessão de pequenos créditos que viabilizassem o incremento de seus negócios, reduzindo o desemprego e amparando os seus familiares, evitando assim o aumento do universo das “crianças de rua”.

Sede CEAPE-PE - Situada na Av. Visconde de Suassuna 607, Recife-PE

Sede CEAPE-PE – Situada na Av. Visconde de Suassuna 607, Recife-PE

A proposta da Unicef era tão nobre e dignificante que todas as entidades presentes na reunião, de imediato, abraçaram o desafio. Estavam presentes na reunião, além da Fecomércio-PE e da Unicef, a Associação Comercial de Pernambuco (ACP), a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), a Associação de Micros e Pequenas Empresas de Pernambuco, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e a Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado. Todas elas passaram a integrar o Conselho Deliberativo da entidade, que recebeu a denominação de Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos de Pernambuco (CEAPE-PE).

A partir daquele momento, passamos a promover a organização e legalização da primeira entidade de micro crédito do Estado para poder ter acesso à doação de três mil dólares oferecida pela Unicef, visando o início de suas atividades. Durante aproximadamente oito anos, o CEAPE-PE funcionou em uma sala cedida pela Fecomércio-PE até quando, com os resultados das suas atividades, conseguiu os recursos necessários para adquirir o prédio da sua sede própria, localizado na Avenida Visconde de Suassuna, nº 607, Bairro da Boa Vista, Recife-PE, onde funciona até o momento.

Missão

Melhoria da qualidade de vida dos pequenos empreendedores, através da massificação do acesso ao crédito orientado, no âmbito estadual, como estratégia de combate a pobreza.

História

Sensibilizado com a falta de acesso dos micro e pequenos empreendedores à rede bancária convencional, um grupo de comerciantes liderados pelo Prof. Josias Albuquerque, em 1991, criou o CEAPE-PE, baseado em experiência já exitosa no Rio Grande do Sul.

No ano seguinte, após receber uma doação de U$ 3.000,00 da UNICEF, iniciou as atividades, dando margem ao surgimento de novas parcerias, tais como ACCION International, SACTES DED (Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social), BID, BNDES e mais recentemente o SEBRAE, todas elas de suma importância na construção de um poderoso instrumento voltado para o crescimento das pequenas unidades econômicas.

O CEAPE-PE operacionaliza um fundo de R$ 12.000.000,00, através de 11 unidades de atendimento, espalhadas pela área metropolitana do Recife, nas regiões da mata, agreste e sertão do Estado e Juazeiro da Bahia.

A organização comemora a concessão de empréstimos, em valores aproximados de R$ 335.788.000 a 219.364 pessoas, envolvidas com atividades nas mais diversas áreas do comércio, serviços e produção, nos doze anos de sua existência.

Unidade Recife

CEAPE - Posto Recife Av. Visconde de Suassuna, 607 Boa Vista E-mail: info@ceape-pe.org.br Fone/Fax: (81) 3231-4259

Faça sua Inscrição

Prestação de Contas

O balanço patrimonial está organizado por exercício. Selecione na lista abaixo o Balanço para visualizá-lo


Os dados estatísticos estão organizado por exercício. Selecione na lista abaixo os dados para visualizá-lo.

Cotação